United ("Unidas"): ten years fighting for citizenship

Published: June 16, 2010

Antecedentes: Em 2009 a Associação de Travestis Unidas na Luta  pela Cidadania completou 10 anos tendo entre outros objetivos,  diminuir a incidência de HIV entre esse público e aumentar o  acesso aos programas de saúde onde tinham dificuldades devido à  discriminação. Ao longo desses 10 anos muito se avançou na  busca pela cidadania. 

Descrição: Nesses 10 anos de existência da UNIDAS ressaltamos  ações que deram visibilidade às travestis apoio e incentivo  financeiro do Programa Nacional de DST/Aids: O projeto Parceiros  da Noite levou preservativos e informações para as travestis nos  pontos de batalha e trabalhadores noturnos. O projeto de  Assessoria Jurídica trouxe assessoria e orientação jurídica para os  grupos vulneráveis e pessoas vivendo com HIV/Aids, organizou  eventos com pessoas ligadas ao Direito e a Segurança Pública  visando mais respeito às travestis assegurando seus direitos  fundamentais. Foram executados projetos de geração de renda  para as travestis oportunizando formação profissional na  confecção e comercialização de peças artesanais e nos setor de  beleza, como a criação de um salão de beleza escola na Unidas.  Ainda no campo da prevenção, firmou parcerias com o SUS, no  atendimento às travestis na vacinação contra Hepatite B, na área  de proctologia e no acompanhamento das travestis portadoras de  HIV/Aids com a criação de um grupo de adesão entre elas. 

Lições Aprendidas: Nesses 10 anos percebemos que as travestis  adotaram práticas sexuais seguras e cuidado com o corpo. esse  cuidado refletiu na busca pelos seus direitos sociais e nos serviços  de saúde onde são mais aceitas pelos profissionais usuários. 

Próximos Passos: A continuidade do trabalho da Unidas é importante  porque há muito a se fazer para efetivação dos direitos das  travestis nos diversos setores da sociedade e o trabalho  educativo  para a prevenção das DST/Aids deve ser permanente e atingir o  maior número de travestis, que se tornam assim multiplicadoras  dessas informações.
 

Leave a Reply