Transposing barriers

Published: June 16, 2010




Antecedentes: Assim como o todo o contexto latino-americano, o Brasil registra  epidemia do HIV/Aids concentrada em grupos populacionais  específicos, entre eles, homens que fazem sexo com homens,  gays e travestis. Entre outros fatores de vulnerabilidade desses  segmentos, destacam-se desigualdades de gênero, o alto índice de  estigma, discriminação e violência e as disparidades  socioeconômicas no acesso à informação e aos serviços de saúde. 

Programas e projetos de prevenção das DST/HIV para estes  públicos vem sendo priorizados na agenda de governos,  movimentos sociais e organizações não governamentais.

 

Descrição: Para ampliar ações em rede para prevenção das DST/HIV com  travestis e transexuais, a Pact Brasil em parceria com  Departamento de DST/Aids e UNODC desenvolvem projeto de  âmbito nacional, contando também com a atuação de rede e ONGs  vinculadas ao segmento Trans. Tendo como estratégias principais  o fortalecimento de capacidades institucionais e a atuação em  rede, sete convênios com ONGs Trans focalizaram suas atividades  na prevenção do HIV e viver com HIV/Aids, na redução do E&D,  na promoção dos direitos humanos e no controle social. Por meio  da atuação em campo de uma rede de 31 educadoras de saúde  dos convênios, cerca de 40 municípios das cinco regiões brasileiras  foram abrangidos por atividades educativas junto ao público alvo  do projeto.

 

Lições Aprendidas: Uma das principais lições aprendidas vincula-se às lacunas em  termos de metodologia, instrumentos e estratégias para a atuação  em rede, às características organizacionais das ONGs e às  dimensões geográficas do Brasil, que ainda são elementos  restritivos e a serem superados, visando a consolidação do  trabalho de prevenção em rede no nível nacional, para este  público específico.

 

Próximos Passos: Consolidar metodologias e estratégias para o trabalho em  prevenção e advocacy em rede direcionado às travestis e  transexuais, durante o segundo ano de implementação do projeto,  viabilizando também a disseminação de resultados obtidos, lições  aprendidas e registro da experiência.

Leave a Reply