The longer HIV viral load remains undetectable, the lower the risk of it increasing again

Published: October 19, 2010




Pesquisadores canadenses reportam, na edição online do Journal of Acquired Immune Deficiency Syndromes, que, quanto mais tempo um paciente em tratamento para o HIV mantém uma carga viral indetectável, menor é o risco que tenha um aumento dos níveis virológicos.

“Constatamos, que, após a carga viral indetectável ser alcançada, continuavam sendo necessários níveis elevados de adesão durante pelo menos um ano. Ao longo do tempo, no entanto, o risco de subida da carga viral diminuiu, mantendo-se a supressão viral independentemente do nível de adesão”, comentam os pesquisadores.

Apesar disso, os pesquisadores realçam que os pacientes devem ter como objetivo tomar corretamente todas as doses. O tratamento antirretroviral pode prolongar a expectativa de vida dos pacientes soropositivos para níveis quase normais.

Para conseguir o benefício máximo do tratamento, é necessário que os pacientes tomem as doses corretamente. Os melhores resultados são observados em pessoas que tomam pelo menos 95% das suas doses. Uma adesão abaixo deste nível tem sido associada a um aumento da carga viral e ao desenvolvimento de vírus resistentes aos medicamentos.

Leave a Reply