'Reporter TVI' : Being transsexual in Portugal

Published: November 1, 2010

Calcula-se que existam, em Portugal, 210 transexuais¿uma imensa minoria que sofre discriminação e exclusão social porque acredita que nasceu no corpo errado.

«Metamorfose» é uma reportagem de Alexandra Borges, com imagem de Tiago Ferreira, Paulo Oliveira, Gonçalo Prego e João Franco e montagem de Miguel Freitas. Para ver esta segunda-feira a seguir ao Jornal Nacional, em «Repórter TVI».

No nosso país, ao contrário da maioria dos países europeus, grande parte dessas pessoas são mulheres que se sentem homens porque é essa a informação que o seu cérebro lhes dá. Há algumas que chegaram a casar e ter filhos para tentar encaixar num padrão de normalidade mas que, para serem felizes, acabam por se transformar em homens e como os seus filhos não podem ter 2 nomes de pai, no bilhete de identidade, ficam presas numa encruzilhada.

Muitos transexuais continuam a sobreviver com identificações e género oficiais diferentes daqueles que se sentem – há homens com BI de mulheres e mulheres com identificação de homens. Tudo porque mudar o nome e o género, até agora, era um processo longo e caro, que tinha que passar pelo tribunal.
 

Leave a Reply