'Recncavo' region in the palm of your hand: where there's a LGBT Pride March there's Prevention

Published: June 16, 2010







Antecedentes: Há 3 anos  a APGFS viu a necessidade de realizar  ações de prevenção nas Paradas do Orgulho LGBT da Bahia, isso  porque há na maioria das cidades uma carência de ações de  prevenção pró LGBT. 

 

Descrição: As Paradas do Orgulho LGBT é uma oportunidade impar  para realizar ações de prevenção com o púbico LGBT, podemos  compará-las com a mesma importância que tem as ações de  prevenção no carnaval. Por entender este momento como  oportuno para o enfrentamento das DST/AIDS a APGFS realiza em  parceria como Departamento Nacional de DST/AIDS e Hepatites  virais o projeto que tem como finalidade a execução de ações de  prevenção nos mais diversificados municípios da Bahia onde são  realizadas Paradas LGBT. Nessas são oferecidas por meio de  atividades como feiras de saúde e intervenções a distribuição de  preservativos masculinos, gel lubrificantes e informações de  como  prevenir e tratar às DST/AIDS, ainda, incentivamos por meio de  oficinas e exposições dialogadas a realização do exame precoce  de  diagnóstico para HIV. As Atividade realizadas procuram focar  principalmente gays e travestis de 18 a 49 anos e acontecem em  cidades onde não existam Programas Municipais de DST/AIDS ou  as que convidam a entidade para executar essas ações que  preenchem uma lacuna, que é a falta de ações de prevenção para  GLBT em muitas cidades baianas. 

 

Lições Aprendidas: Após três anos de atividades de prevenção  nessas paradas, aprendemos da necessidade e a carência que  possuem as cidades do interior no que se relaciona a prevenção  para LGBT. Há uma necessidade de ações contínuas para essa  população que ainda é um dos públicos mais vulneráveis as  DST/AIDS.

 

 Próximos Passos: Nos Próximos anos pretendemos aumentar o  número de cidades acessadas e criar estratégias para que as  ações de prevenção se estendam para além das  Paradas.

 

 

Leave a Reply