Prevention with gay men and MSM in the Grande Santos Reis Region / Montes Claros-MG, Brazil

Published: June 16, 2010







 Antecedentes: Através de um morador da região do Grande  Santos Reis que abrange 08 bairros da Zona Norte, periferia de  Montes Claros/MG, que relatou a incidência de pessoas cada vez  mais jovens se identificando como gays e se envolvendo em  situações de sexo com HSHs sem a devida prevenção, que o MGG  se propôs a realizar intervenções na referida comunidade.

Descrição: Primeiramente, o reconhecimento da região,  identificação dos pontos de encontro, aproximação com o público- alvo,cadastro do mesmo e identificação das demandas. Durante o  período de aproximadamente dois anos, com parceria com o  Programa Municipal de DST/AIDS( materiais informativos,  preservativos,logistica e profissionais), Escola Municipal Afonso  Salgado( disponibilização de data e local para reuniões de  socialização e convivência), foram realizadas as seguintes  intervenções: encontro com o público-alvo nos locais mais  frequentados por este com distribuição de materias gráficos e  preservativos( esquinas, bares e lanchonetes), Primeiro Encontro  de Socialização LGBTS da RGSR, PRIMEIRO E SEGUNDO FESTIVAL  DA DIVERSIDADE E CULTURA LGBTS da RGSR.Todas   devidamente registradas com cadastros, listas de presença e fotos. Essa iniciativa foi extremamente importante para a equipe do  projeto que entendeu a necessidade e urgência de atender essa e  outras comunidades,pois assim, percebeu-se a real eficácia dos  trabalhos propostos. Em relação a comunidade,observou-se uma  disponibilidade para receber a equipe do projeto,maior interesse  em ter acesso a materiais informativos e preservativos, aumento  da auto-estima, maior circulação e evidente socialização em outros  ambientes, criação do Núcleo LGBTS da RGSR. Embora não tenha  prejudicado a execução dos trabalhos, algumas dificuldades  como,idade precoce (gays e HSHs), conflitos de identidade  (travestis e HSHs), baixa auto-estima,estigma de população de  periferia, tiveram de ser superadas.

Próximos Passos: Pretende-se a partir desse trabalho realizado  nessa região, prestar consultoria para que o Núcleo tenha cada  vez mais capacidade de auto-gestão e multiplicar essas ações em  outras comunidades. 

 

Leave a Reply