LGBT Health Working Group (LGBT WG): what is its purpose?

Published: June 16, 2010




Antecedentes: O GT Saúde LGBT constitui um espaço institucional e intersetorial entre Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SDH), criado no início de 2009, para enfrentar a lesbofobia, homofobia e transfobia institucionais, bem como pautar a epidemia da AIDS em gays e homens que fazem sexo com homens e a feminização da epidemia de DST/Aids, através de processos de formação com profissionais de saúde, visando garantir atendimento de qualidade à população LGBT. É coordenado pela Coordenadoria da Diversidade Sexual (SDH) e Coordenação Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais (Saúde) e envolve outras secretarias da gestão.

 

Descrição: O GT desenvolve ações de mobilização, articulação intrasetorial e intersetorial e processos de formação (oficinas) com profissionais de saúde (Técnicos da Atenção Básica, Coordenadores das Unidades de Saúde, Saúde Mental, Distrito de Educação, profissionais das unidades e integrantes do GT) no sentido de contribuir para desconstrução de práticas de homofobia, lesbofobia e transfobia institucionais. Foram realizadas 15 oficinas (4horas), em média, com 25 a 30 profissionais. As Oficinas envolvem os seguintes temas: 1. Heterossexualidade Obrigatória e Homofobia/Lesbofobia/Transfobia Institucionais. 2. Práticas sexuais e insumos de prevenção; 3. DST’s e serviços de saúde. 4. Garantia de universalidade, integralidade, eqüidade para população LGBT.

 

Lições Aprendidas: 1. Para desconstruir sexismo, machismo, homofobia/lesbofobia/transfobia bem como o preconceito com as pessoas que vivem com HIV Aids faz-se necessária a articulação de diferentes frentes: a) políticas públicas que reconheçam a população LGBT como usuária; b) processos de formação (oficinas e não palestras) que problematizem a heterossexualidade obrigatória e, portanto, envolvam relatos de experiências, dados de pesquisa, vídeos, músicas, dinâmicas; c) incidência crítica e propositiva do movimento LGBT; d) articulação entre gestão e movimento LGBT.

Leave a Reply