'Grupo Fnix': health protection, prevention and promotion for transvestites and gay men linked to a support group

Published: June 16, 2010




Antecedente: A iniciativa da formação do Grupo Fênix deu-se a  partir das reivindicações feitas por gays e travestis que buscavam  nas UBS atendimento médico e preservativo, porém, com grande  dificuldade de informação e de acesso aos serviços de saúde.  Também contribuiu o fato de ser uma população socialmente  excluída e com pouco conhecimento sobre a importância da  prevenção e de seus direitos enquanto cidadãos. O objetivo da  equipe é proporcionar ao grupo reflexão sobre a importância da  prevenção das DST/AIDS, empoderá-lo de conhecimento para  que, fortalecido, seus integrantes possam lutar pelos seus direitos,  melhorar a auto estima e a  qualidade de vida. 

 

Descrição da experiência: O grupo teve início em  1999 com  aproximadamente oito integrantes e hoje conta com quarenta.  Encontra-se fortalecido e é um espaço constituído para as  demandas do mesmo. As reuniões são mensais e com duração de  02 horas. Antes do início das atividades há um espaço de  socialização e são realizadas intervenções como: dinâmicas de  grupo com objetivo de levar os participantes a reflexão sobre os  temas propostos, leitura e discussão de notícias relacionadas ao  seguimento LGBT, exibição de filmes, palestras com profissionais  de diversas áreas e pessoas da sociedade civil, de acordo com a  necessidade e interesse dos integrantes do grupo. São distribuídos  preservativos, gel e materiais educativos produzidos com recursos  do PM de DST/AIDS. 

 

Lições Aprendidas: A formação deste grupo possibilitou à equipe  de prevenção maior respeito e compreensão frente as diferentes  necessidades do ser humano e desencadeou um atendimento mais  humanizado. Para reforçar as ações e fortalecer o grupo foram realizados:  oficinas, seminais e festival de cinema sobre a diversidade sexual. Vários foram os desafios encontrados, mas o principal foi  conquistar a confiança dos integrantes e aumentar a adesão. 

 

Próximos Passos: Criação de uma ONG e para tal a coordenação  busca experiências em municípios já organizados.

Leave a Reply