'Find Out' HIV Testing Campaign: an account of experiences with the LGBT community in the interior of the state of Alagoas

Published: June 16, 2010




Ampliar o diagnóstico do HIV tem sido uma estratégia do Ministério  da Saúde – MS desde 2003 através das campanhas do Fique  Sabendo. Em Alagoas, observa-se que estas campanhas  têm sido   realizadas de forma tímida e, muito menos para segmentos  populacionais mais vulneráveis à infecção pelo HIV e outras DST,  como é o caso  do segmento LGBT. Nesta perspectiva, a partir de  um projeto financiado pelo MS buscou-se intervir e mobilizar o  município alagoano de Teotônio Vilela, onde não tem infraestrutura  da  rede de serviços laboratorial  e difícil acesso à testagem.  Utilizou-se para mobilização da comunidade LGBT a estrutura de  seminários e a Parada do Orgulho da Cidade para levar o público- alvo  a realizar o teste  numa Unidade de Saúde cedida pela  prefeitura local.

 

O Projeto após executado,  fez-nos considerar  sobre a ausência de trabalhos de prevenção às DST e AIDS nos  municípios do interior de Alagoas. Dos investimentos que são  canalizados para capacitar  profissionais  para realização de  aconselhamento e testagem, estes por fim,  não se dispõem  a  realizar uma campanha do Fique Sabendo, apesar  desta atividade  poder ser incluída  em sua carga horária de trabalho.

 

Durante todo  o dia foi possível realizar cinqüenta e sete aconselhamentos e  cinqüenta e seis testagens. Todas as amostras coletadas  obtiveram sorologias negativas, apesar dos históricos  nos  aconselhamentos, segundo relato dos profissionais causarem  preocupação pelo fato de alguns terem conhecimento de  prevenção as DST/Aids mais não utilizam a camisinha como  proteção  e  afirmam que apesar de ter  acesso ao preservativo,  não o usam simplesmente porque não gostam. A equipe  estabelecida e o tempo não foram suficientes para atender a todas  as pessoas que queriam  conhecer a sorologia;   assim dispensou- se muitos que buscavam essa finalidade.

Leave a Reply