Cine-Citizenship

Published: June 16, 2010

Antecedentes: Guarujá situa-se no litoral Paulista, com uma distância de 80 km  da capital. O Centro de Convivência Joana d Arc possui um núcleo  LGBT denominado 3 G (Grupo Gay de Guarujá), que desenvolve  ações de prevenção das DST/ HIV/ AIDS e de Direitos Humanos,  sendo a única entidade a desenvolver trabalhos voltados a este  segmento. O núcleo teve a percepção de implantar mais uma atividade a qual  desse um pouco mais de estimulo para as discussões  desenvolvidas junto a população acessada e com esse intuito no  ano de 2005 foi lançado o Projeto.

Descrição: Através do Projeto "CINECIDADANIA" que tem por objetivo  discutir, de forma abrangente, diversos temas abordados em  produções nacionais e internacionais, envolvendo elementos como  sexualidade, Diversidade Sexual, Preconceito, Discriminação,  Violência Doméstica, Cidadania, Prevenção as DST/HIV/AIDS,  entre outros assuntos que permeiam a nossa sociedade.

Lições Aprendidas: O cinema é um meio envolvente capaz de tornar o aprendizado  mais prazeroso e o ensino mais eficiente. Utilizá-lo como meio  educacional é extremamente eficiente, pois o cinema estabelece  uma imediata empatia com o individuo seja jovem/adulto (devido  à sua dinâmica, especialmente na sociedade contemporânea tão  dependente do estímulo visual), levando-o a perceber (às vezes  com o auxílio de um intermediador, no caso, as pessoas  envolvidas com o projeto) a plurissignificação envolvida em todos  os aspectos da vida humana. 

Próximos Passos: Em quatro anos de existência o Projeto exibiu mais de 90  produções (filmes, documentários, curtas e spots de prevenção),  um dos maiores dificultadores ainda é ter acesso às produções, ou  seja adquirir a licença para uso, mesmo em uma atividade não  comercial, a atividade ainda depende da boa vontade de novos  Diretores que gentilmente cedem seus trabalhos, a equipe se  reune periodicamente para estudar de que maneira continuar está  ação que se mostrou eficaz em vários momentos.

Leave a Reply