Challenges and strategies for planned prevention with young gay men in Fortaleza-CE

Published: June 16, 2010




ANTECEDENTES: Em Fortaleza, a população é de 2,5 milhões de pessoas, em pesquisa realizada pelo Grupo de Resistência Asa Branca – GRAB, organização não-governamental LGBT, em 2007, identificamos que destes, 70.006 são jovens entre 15 e 26 anos gays ou bissexuais enfrentando situações diversas de vulnerabilidade para a prevenção das DST e Aids. Identificamos que 49% não freqüentam a escola, 51% estão desempregados, 63% sofrem violência por serem gays, 29% não utilizaram o preservativo em suas últimas relações sexuais e 51% acham que são HIV positivo sem terem feito o teste. 

 

DESCRIÇÃO: A partir destes resultados iniciamos o projeto SAGAS há 03 anos, com apoio da Fundação Schorer. O objetivo do projeto é a prevenção planejada junto a 150 jovens homossexuais de comunidades pobres de Fortaleza, trabalhamos educação entre pares, autonomia, acesso e efetivação de direitos e prevenção, conjuntamente realizamos ações com Unidades Básicas de Saúde e escolas públicas das comunidades onde vivem esses jovens, produzimos materiais diversos de saúde sexual, organizamos campanhas massivas envolvendo prevenção, interação e arte junto a cerca de 6000 jovens por ano. 

 

LIÇÕES APRENDIDAS: Aprendemos que não funciona apenas querer centrar esforços na mudança de comportamento para efetivar a prevenção, para isso é preciso enfrentar os principais desafios, que consistem em trabalhar 3 aspectos da vida e das vulnerabilidades dos jovens: individual, social e programático, envolvendo a comunidade onde os jovens moram, serviços de saúde e escola. Como resultados temos 150 jovens mais autônomos e fazendo sexo mais seguro, 6000 jovens com acesso à informação e insumos para a prevenção, comunidade, Unidades Básicas de Saúde e escolas mais comprometidos com a prevenção e contra o preconceito.

 

 PRÓXIMOS PASSOS: Efetivar incidência política junto ao governo, visando políticas públicas que possibilitem a continuidade de ações desse tipo, já que temos alcançado resultados eficazes.

Leave a Reply