Brazil: HIV infection increases among adolescents (increased HIV cases in teenage gays)

Published: October 21, 2010

O desejo de experimentar tudo a sua volta e a crença de que estão imunes aos riscos têm custado caro aos adolescentes. Entre os altos preços pagos por estes jovens está o assustador índice de contaminação pelo vírus HIV. Segundo o Ministério da Saúde, entre 2006 e 2009 quase 12 mil adolescentes entre 13 e 19 anos contraíram a doença. A média de novos jovens infectados no País, a cada ano, é de 661, sem falar naqueles que ainda não sabem.

Só no Rio Grande do Sul, 294 jovens entre 10 e 19 anos desenvolveram a doença entre os anos de 2005 e 2009 (até junho). Em Santa Catarina foram 144 casos, no mesmo período, e no Paraná foram 142 novos casos. Chama a atenção o número de meninas que se infectaram: só no Paraná foram cem novos casos, contra 42 de meninos.

Entre as explicações para a entrada da nova geração em uma seara historicamente dominada por adultos está o fato de ela não ter vivenciado a fase inicial da doença, quando vítimas famosas, como o cantor e compositor Cazuza, ou o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, emocionaram o País com sua luta contra a morte.

Leave a Reply